Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Coisas de mulheres, não liguem #4

por Filipa, em 07.09.15

No último "coisas de mulheres, não liguem" falei-vos da acção do açúcar na formação da ruga.

Chega de pensarmos que tem a ver só com a genética, essa grande puta, ou só com o sol, ou só com a idade, há que romper com estas quase-quimeras, terra chama mulheres, já que os homens andam preocupadíssimos com o benfica, não querem cá saber destas merdas.

Precisei de uns dias para me recompor e inclusive pensar no meu futuro. Pensar que raio vão estes gajos inventar mais para dar cabo da vida e dos pequenos prazeres de uma gaja, fazer figas para que não se lembrem do sexo nem das compras. Ainda estou em convalescença mas consegui ir buscar força ao fundo do meu ser para vos destruir, também a vós, as pequenas alegrias que obtêm quando se lambuzam com as dezenas de chocolates, gomas e afins que juram precisar em certas alturas do mês: basicamente todas. Vide como sou altruísta, não me merecem.

Apresento-vos a Glicação, que é a combinação da molécula do açúcar com a proteína. Confuso? Eu sei que sim, isto percebia-se tão melhor com um magnum amêndoas na mão. Esta ligação a nível molecular ocorre sempre que existe a presença destes dois macro nutrientes e temperatura, percebam que a do nosso corpo ronda os 37ºC...

Quando a coisa se descontrola (o açúcar está em tooooodo o lado, e não só nas coisas mesmo, mesmo boas, portanto não há como evitá-lo na sua totalidade) existe uma "caramelização", por assim dizer, da molécula e quando este processo ocorre nas de colagénio, estas partem, a pele retrai-se e voilá, a ruga.

Alzheimer, Parkinson, doenças cardiovasculares e cataratas são outras das consequências, obviamente incomparáveis, da Glicação das respectivas proteínas.

E pronto, a explicação sumária está dada, a alargada é demasiado complexa para um só post e maçuda para este blog. Larguem o açúcar e os hidratos de carbono e dediquem-se mas é à carninha, ao peixinho, à saladinha, à fruta, ao running e ao btt.

Pronto, esqueçam o btt, de momento não tenho muito tempo para vos atropelar a todos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

cenas :


33 comentários

Sem imagem de perfil

De Joana a 07.09.2015 às 12:27

Obrigada pela explicação sumária :)

Mas por que é que não metes as fontes de informação em que te baseaste para termos a possibilidade de lermos mais, se quisermos?
Imagem de perfil

De Filipa a 07.09.2015 às 12:30

Ó Joana, só se quiseres que copie os manuais e apontamentos dos últimos meses de estudos.
Queres?
Sem imagem de perfil

De Joana a 07.09.2015 às 12:38

Obviamente que não, Filipa, lol. Estava a pensar mais em estudos publicados, notícias, sei lá. Coisas acessíveis ao público em geral. Não devia ser uma pergunta descabida para ti, afinal queremos informação que esteja creditada, ou não? Sei lá, ao menos dizeres de onde obtiveste essa informação. Ou é suposto lermos e acreditarmos sem fazermos questões?
Imagem de perfil

De Filipa a 07.09.2015 às 12:45

Joana, esta informação foi resultado de estudo. Muito estudo.
Em querendo aprofundá-lo, existe uma ferramenta, muito útil, dizem, chamada internet, é fazer uso dela.
Ou então passas ao lado das informações que aqui deixo que, até ver, não me vejo na obrigação de dizer onde a vou buscar nem em que local me é passada. Se as tivesse tirado de algum site, obviamente que os links estariam no texto, não está lá nenhum, acho, está um resumo simpático, porque achei importante perceberem que isto de ter rugas pouco tem a ver com a idade e sim com o estilo de vida, e não é só aconselharem cremes ao calhas, há que saber o que estão a dizer.
E não, não têm de acreditar, têm de fazer o que quiserem, é para o lado que durmo melhor.
Sem imagem de perfil

De O que é que interessa? a 07.09.2015 às 22:03

A Filipa na sua vida pessoal também leva tudo a mal e anda sempre com duas pedras na mão? Consegue ter diálogos amigáveis com pessoas ou só dá respostas tortas?
Sem imagem de perfil

De Filipa a 07.09.2015 às 22:06

Desde que não se mande beijinhos, já se está a responder torto, pá, não há pachorra para as vossas sensibilidades. Comam mas é um chocolate que essa merda passa-vos.
Sem imagem de perfil

De Entre Dias a 07.09.2015 às 12:41

Nunca mais venho a este blog.
Sem imagem de perfil

De Entre Dias a 07.09.2015 às 12:47

Obrigada! Ups... (não me parece justo saber disto a uma segunda-feira, principalmente ler isto enquanto devoro uma tablete de chocolate)
Imagem de perfil

De Filipa a 07.09.2015 às 12:48

eheheheheheheheheheh
(ainda vais a tempo, calma)
Sem imagem de perfil

De Uva Passa a 07.09.2015 às 12:59

Fico muito contente com essa tua falta de tempo.
Poderei pedalar com mais calma e não necessito de meter espelhos retrovisores na bina.

Sobre a glicação das proteínas, entre as quais o colagénio, muito se tem falado, e quem vive de perto com diabéticos (o meu caso) sabe que este fenómeno gera a perda quantitativa ou qualitativa das funções originais das estruturas das células e que estão por isso associadas às doenças relacionadas com a idade.

Na Wikipédia (eu sei é horrível e tal) está uma explicação simples: 'Se juntar a proteína do leite e açúcar e aquecer essa mistura no fogão , logo surgirá o caramelo. Algo parecido ocorre em nosso corpo, quando o mesmo atinge certa temperatura e encontra-se rico nessa mistura, o que danifica as células e favorece o aparecimento de doenças.'

Vale a pena estudar isso mais a fundo Filipa.
Eu já não como doces há bastante tempo, por regra, mas naqueles dias do mês é como se o meu corpo estivesse a mandar-me: vai comer doces! ao mesmo tempo que acaba com mais um punhado de óvulos.
Imagem de perfil

De Filipa a 07.09.2015 às 13:04

Uveca, eu estudei mais a fundo, tão a fundo que me cheguei a perder. Mas achas que valia a pena, sobretudo com comentários como os lá de cima, falar de RNA´S, de AGEs, de homoglobina, de ROS e so on? Epá, não me lixem, não ando aqui para me chatear.
Esta explicação está muito bem para o que é.
Querem mais, estudem, façam como eu.

E tu estás sempre a salvo, meu bem, tens sempre um espacinho no meu coração :)
Sem imagem de perfil

De adadasadfad a 07.09.2015 às 22:04

Sabe que é possível ler blogues e perceber de ciência, não sabe? lol
Sem imagem de perfil

De Filipa a 07.09.2015 às 22:07

És tu que me vens mostrar isso?
Sem imagem de perfil

De lol a 08.09.2015 às 00:46

Homoglobina...
Sem imagem de perfil

De dddd a 08.09.2015 às 13:59

é a hemoglobina homofóbica, só se for :D :D :D
Imagem de perfil

De Filipa a 08.09.2015 às 17:40

Já vi que não. Em vez disso preferes mostrar a tua maturidade e brincares com uma gralha.
Enfim.

Ps: independentemente do trabalho que tens a mudar a merda do nome, o ip é o mesmo, maneiras que das duas uma: ou arranjas um nome verdadeiramente catita, ou então colocas simplesmente "troll" que acho que, honestamente, te assenta que nem uma luva e assim ninguém te confundia.
Pensa nisso.

Agora vá, podes continuar a brincar.
Sem imagem de perfil

De sadasfsgfs a 09.09.2015 às 21:51

Achei que estava claro que era a mesma pessoa. Não tentei passar por duas pessoas diferentes. Qual é a diferença de assinar com Filipa ou ajsghd? Apontar isso em vez das falhas do texto é que revela uma maturidade do caralho!
Sem imagem de perfil

De Filipa a 09.09.2015 às 21:53

Falhas no texto?
Valeu pela gargalhada.
E pelo bocejo, claro.
Sem imagem de perfil

De Carla a 07.09.2015 às 14:05

Resumindo, no fim envelhecemos e morremos à mesma, por isso que safoda, vou continuar a comer açucares :)
Sem imagem de perfil

De Filipa a 07.09.2015 às 14:07

Tal e qual :)))
Sem imagem de perfil

De Troll a 07.09.2015 às 14:18

o Benfica não está a dar agora. acho que tu já me viste, e que sabes a minha idade, fica agora sabendo que sou viciado em açúcar. ninguém me vê um dia inteiro para ter noção da quantidade de doces que eu enfardo por dia, e mesmo assim a fama persegue-me nos círculos mais próximos. já sei, os meus guilty pleasures são de novela de canal do subúrbio, tirando algumas complexidades da libido, mas aos 38 anos dão-me 18, literalmente, e 4 filhos só me dão cabelos brancos, poucos. provavelmente dirás, quando vier a menopausa logo vês que tinhas a glicação escondida no cu, e certamente tens razão, mas na minha família a menopausa chega tarde para os homens. já quanto às doenças, assustaste-me, e estou prestes a deitar um frasco de nutella inteiro para o lixo. fico a dever-te 10 anos de vida, ok? vá.
Sem imagem de perfil

De a 07.09.2015 às 14:22

desculpa, esqueci-me de me registar, tal a ansiedade que posts sobre açúcar provocam em mim.
Sem imagem de perfil

De Filipa a 08.09.2015 às 22:19

38 anos??

Devias rever a tua postura relativamente ao consumo do açúcar.

Just saying...
Sem imagem de perfil

De Lídia Martiniano a 08.09.2015 às 09:46

Não se dizem coisas destas assim com esta ligeireza. Vem uma pessoa à procura de coisas levezinhas para ler pela manhã e leva com esta brutalidade. Já me estragaste o dia :P

estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com
Sem imagem de perfil

De Filipa a 08.09.2015 às 23:14

Coisas levezinhas?
Estás tão no sítio certo...
Imagem de perfil

De a dESarrumada a 08.09.2015 às 21:54

Filipa, o que fazes como profissão? Ou para o que andas a estudar? (juro que é mesmo curiosidade!) Escreves coisas sobre dermocosmética e relacionados, que são muito interessantes :)
Sem imagem de perfil

De Filipa a 08.09.2015 às 22:18

Ando a estudar para ser uma blogger de sucesso ;)
Imagem de perfil

De a dESarrumada a 10.09.2015 às 18:55

Boa, estás no bom caminho! ;)
Sem imagem de perfil

De PipaMaria a 08.09.2015 às 22:43

A genética é que manda nisso e o resto é conversa; tenho amigas com a minha idade e com mais rugas e que nem apanham tanto Sol como eu (média 3 meses de praia por ano toda a minha existência de 45 primaveras); isto para não falar do açúcar .... a genética é que manda em tudo o estilo de vida ajuda claro e por falar nisso não há nada pior para as ruas do que o tabaco.
Sem imagem de perfil

De Filipa a 08.09.2015 às 23:16

E mais nada!
Cá protectores solares, cá hidratantes, comida saudável, descanso, pouco stress, amor e uma cabana!
Os anos de pesquisa que se tinham poupado se mais pipas marias existissem!
Sem imagem de perfil

De me a 11.09.2015 às 10:07

Demorei estes dias todos a ultrapassar isto.
Era só p dizeres q és uma pessoa má, mto má :p
Tou mm a ver o dia em que vens p aqui dizer q pinar mais q 2 vezes por mês vai esticar demasiado a pele ou produzir demasiadas endorfinas, e q afinal isso agora já n é bom, ou uma merda qq.
Quer dizer, deixei de fumar, agora tenho de deixar o chocolate...é q é mm o q fica a faltar 😢
És ruim. És mto ruim..era só isto, agora vou ali deprimir e volto já
:)
Imagem de perfil

De Filipa a 11.09.2015 às 16:43

:DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

Comentar post






Header gentil e adoravelmente cedido pela

Gaffe