Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dúvidas Cor de Rosa

Um blog extremamente fofinho e quase sempre zen.

07
Set15

Coisas de mulheres, não liguem #4

Filipa

No último "coisas de mulheres, não liguem" falei-vos da acção do açúcar na formação da ruga.

Chega de pensarmos que tem a ver só com a genética, essa grande puta, ou só com o sol, ou só com a idade, há que romper com estas quase-quimeras, terra chama mulheres, já que os homens andam preocupadíssimos com o benfica, não querem cá saber destas merdas.

Precisei de uns dias para me recompor e inclusive pensar no meu futuro. Pensar que raio vão estes gajos inventar mais para dar cabo da vida e dos pequenos prazeres de uma gaja, fazer figas para que não se lembrem do sexo nem das compras. Ainda estou em convalescença mas consegui ir buscar força ao fundo do meu ser para vos destruir, também a vós, as pequenas alegrias que obtêm quando se lambuzam com as dezenas de chocolates, gomas e afins que juram precisar em certas alturas do mês: basicamente todas. Vide como sou altruísta, não me merecem.

Apresento-vos a Glicação, que é a combinação da molécula do açúcar com a proteína. Confuso? Eu sei que sim, isto percebia-se tão melhor com um magnum amêndoas na mão. Esta ligação a nível molecular ocorre sempre que existe a presença destes dois macro nutrientes e temperatura, percebam que a do nosso corpo ronda os 37ºC...

Quando a coisa se descontrola (o açúcar está em tooooodo o lado, e não só nas coisas mesmo, mesmo boas, portanto não há como evitá-lo na sua totalidade) existe uma "caramelização", por assim dizer, da molécula e quando este processo ocorre nas de colagénio, estas partem, a pele retrai-se e voilá, a ruga.

Alzheimer, Parkinson, doenças cardiovasculares e cataratas são outras das consequências, obviamente incomparáveis, da Glicação das respectivas proteínas.

E pronto, a explicação sumária está dada, a alargada é demasiado complexa para um só post e maçuda para este blog. Larguem o açúcar e os hidratos de carbono e dediquem-se mas é à carninha, ao peixinho, à saladinha, à fruta, ao running e ao btt.

Pronto, esqueçam o btt, de momento não tenho muito tempo para vos atropelar a todos.

33 comentários

Comentar post

Para consulta em caso de necessidade

Cenas da Carla

Anita

No sapo também os há

Coisas do existencial

Dos blogues