Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Coisas de mulheres, não liguem

por Filipa, em 19.06.15

Uma vez que já têm a obrigação de saber que tipo de pele vos calhou na rifa, aposto que estão aí aflitas a pensar que raio é suposto fazerem com ela. Calma, estou aqui, já passou.

Antes de mais e devido a alguns emails que recebi (sempre quis dizer isto, ó glória), decidi ilustrar estes posts com imagens de alguns produtos. Para que não esta decisão não dê origem a mal entendidos, fiquem já a saber que não há aqui nada de publicidade, não tenho absolutamente nada a ver com as marcas visadas a não ser uma profunda admiração, fidelização e a certeza de que não me sairão do coração nem do móvel que as alberga.

Outra coisa importante e nunca é demais dizê-lo: o que funciona comigo não é sinónimo de magia com toda a gente. 

Vamos lá que se vai fazendo tarde.

 

Como em TUDO na vida, a higiene é lei. Obviamente que nos cuidados da pele a bitola é a mesma e deve ser encarado como rotina bi-diária. Duas vezes por dia a pele deve ser per-fei-ta-men-te limpa. Esqueçam as toalhitas de limpar os rabos dos putos e até mesmo as que juram desmaquilhar. Além de marcarem a pele, limitam-se a transportar a sujidade de um local para o outro. 
Começa logo aqui a adaptação do produto tendo em conta o vosso tipo de pele. Peles mistas a oleosas costumam gostar de água, portanto se ela gosta de água, a malta dá-lhe água.

Uma coisa que parece ser transversal a quase todas as mulheres é pensar que desmaquilhar e limpar é a mesma coisa e pode-se fazer com o mesmo produto. Não pode. O que tira a maquilhagem não é o mesmo produto que vos vai tirar do rosto as impurezas acumuladas ao longo do dia, por exemplo. Não faz sentido usarem desmaquilhante sem estarem maquilhadas, pois não? Pois.

Assim sendo, a rotina deverá ser: desmaquilhar (se estiverem maquilhadas, obviamente), limpar e tonificar.

 

Comecemos por desmaquilhar as peles mistas ou oleosas:

cleansing_oil_M.jpg

 Cleansing oil de Kanebo

 

Perfect-Cleransing-Oil-380x380.jpg

 Perfect cleansing oil da Shiseido

 

para os olhos, independentemente do tipo de pele:

 

 

lanc.jpg

 

Bi-facil de Lancôme 

channel.jpg

Démaquillant yeux intense de Chanel

 

Todos estes produtos fazem de mim uma pessoa feliz, sobretudo os últimos que retiram as quantidades obscenas de máscara de pestanas que gosto de utilizar, em menos de nada e sem grande fricção. A área ocular deve ser tratada com extrema delicadeza, é importante que os desmaquilhantes sejam eficazes, porém suaves. Toalhitas nesta zona é um atentado à saúde da vossa pele. Estes produtos são bifásicos, ou seja, tem uma fase em água e outra em óleo, quando se juntam transformam-se numa suave emulsão. A parte de óleo é volátil, não se preocupem que nada fica oleoso, tudo evapora.

A maquilhagem é feita sobretudo de óleos essenciais e para muitas marcas, nomeadamente a Kanebo, o óleo retira óleo. Para mim faz todo o sentido que assim seja, daí usar e abusar dos dois primeiros produtos. Quando são colocados no rosto, a sua textura é oleosa, mas depois de massajar todo o rosto e mal a água entra em contacto com o produto, transforma-se num aveludado leite e mais uma vez, nem vestígio de óleo.

Todos estes produtos podem ser usados por todos os tipos de pele. Sucede é que há peles secas que não vão lá muito à bola com água e por isso os direcciono mais para as mistas e/ou oleosas.

 

Agora a limpeza, propriamente dita:

 

foaming_facial_wash_M.jpg

 Foaming Facial Wash da Kanebo

 

Produto perfeito que traz a papinha toda feita: A espuma já saí construída, é só colocar no rosto humedecido e é amor à primeira utilização. Todos os dias. Este produto tem a capacidade de nos renovar a fé nas marcas de cosmética, tal é a envergadura do bicho.

pureness-cleansing-fluid1-380x380.jpg

 

Pureness cleansing fluid da Shiseido 

 

Este fluido é uma coisa sem explicação quer nas performance, quer na endurance. Basta um grão de arroz e uma pessoa vê-se no meio de tanta espuma que fica na dúvida se é para lavar o rosto ou para um bubble bath. E dura, ó senhores, se dura. cada embalagem dura-me para cerca de seis meses e todos os dias o uso. De manhã e à noite.

 

 

Pensei em colocar neste post o tónico que também entra na categoria de limpeza, mas acabei por decidir que é melhor não. A maior parte de vós acha que um tónico retira restos do leite e pouco mais. 

Quando souberem o potencial de um mero tónico, vão-se penitenciar pelo desprezo com que vetaram o pobre. E muito. Se vos disser que é um dos produtos principais, que equivale ao batom numa maquilhagem; ao respirar do vinho, aquando a abertura da garrafa; ao homem puxar-vos a cadeira, num jantar especial; a um aparelho de ar condicionado, com esta merda deste calor, vão ficar de queixo caído.

Acreditem em mim que nunca vos enganei.

 

 

 


26 comentários

Sem imagem de perfil

De Madalena a 19.06.2015 às 13:38

Não sei se esta pergunta é estúpida mas cá vai... E as águas micelares que tanto se veem agora?? Entram em alguma dessas categorias? desmaquilhante, limpeza, tónico? Ou não servem p nada e ando a enganar-me?
Sem imagem de perfil

De Filipa a 19.06.2015 às 13:59

Digamos que pode ser usado numa eventualidade.
Quanto a mim -atenção que isto é só a minha opinião- estão mais ou menos ao nível das toalhitas.
Sem imagem de perfil

De Simplesmente Ana a 19.06.2015 às 18:04

Mas quem as usa, tipo eu, está dispensada do tónico ?E a pergunta que me atormenta: deve esfoliar-se a pele do rosto de quanto em quanto tempo? +E que a minha dermatologista XPTO passa-me carradas de cremes e afins e nunca menciona a esfoliação... Obrigada.
Sem imagem de perfil

De Filipa a 19.06.2015 às 18:08

Não. Nada dispensa nem substitui o tónico. NADA.

Depende de cada tipo de pele e da sensibilidade.
Sem imagem de perfil

De Mrs. G a 19.06.2015 às 14:54

Querida Filipa,
Já tinha saudades deste tipo de posts: clarinhos com água (e não é por falta de me rir com o seu sarcasmo que acho muito British, muito nonsense).
Uma sugestão: por que não manter uma rubrica periódica? Acho que todas as meninas iam adorar!

Mrs. G
Sem imagem de perfil

De Filipa a 19.06.2015 às 15:02

Quem sabe, quem sabe, se pedirem mesmo muito ;)
Sem imagem de perfil

De Outro Ente a 19.06.2015 às 15:36

Cara Filipa,
Com este título é óbvio que nos está a chamar. Um homem pensa que é desta que se vai abrir a caixa de Pandora, as portas do reino das mulheres, o Sésamo no feminino. E depois, vai-se a ver, e é rolar o texto para vir dizer-lhe que isto não se faz. Aqui fica a reclamação. Ah!, e para não dizer que só vejo o problema e não ajudo na solução, sugiro como próximo título para um post desta envergadura, qualquer coisa como "dicas cor-de-rosa só com uma asneira".
Um beijo,
Outro Ente.
Sem imagem de perfil

De Tatá a 19.06.2015 às 20:09

Poças, a cada linha que leio sinto-me mais pequena. Cheguei ao fim do texto do tamanho de grão de areia. A vergonha encolheu-me.
Sou mesmo uma baldas.
Aguardo o post sobre o tonico. Não sabia que era tão essencial.
Agora vou olhar-me ao espelho.
Sem imagem de perfil

De Teresa a 19.06.2015 às 22:27

Muito obrigada pelas dicas!!! Sigo o seu Blog há pouco tempo, mas farto-me de rir com o seu Humor!! Agora fico a aguardar pelas "peles secas!! Obrigada!
Sem imagem de perfil

De Alice oliveira a 19.06.2015 às 23:23

Adorei o post e já tem ali um produto que quero experimentar....
Fico à espera das peles sensíveis e reativas....
Sem imagem de perfil

De Me a 20.06.2015 às 01:43

És a máiore!!! :)
Sem imagem de perfil

De Joana a 21.06.2015 às 12:11

Não tens nenhuma sugestão com produtos da Nivea, por aí? Estudante que sou, é só essa gama de preços que consigo adquirir...
Imagem de perfil

De Filipa a 21.06.2015 às 12:27

Olá, Joana :)

Infelizmente não. Como disse no post, sugeri estes porque já os usei. Só sugiro marcas se as conhecer e se já tiver tido bons resultados com elas. Como não conheço marcas desse segmento, pouco posso falar...
Sem imagem de perfil

De Catarina a 23.06.2015 às 08:05

Ora aqui está um post que me interessa!
Então mas usas o Foaming Facial Wash da Kanebo e a seguir o Pureness Cleansing Fluid da Shiseido?
Eu uso o Gel Nettoyant Gomant e a seguir a Lotion au pamplemousse da Sisley. Depois o Sisley Youth. Faço mal?
Imagem de perfil

De Filipa a 23.06.2015 às 10:19

Catarina, não.

Primeiro desmaquilho -se maquilhada- com o produto de textura óleo e depois lavo com o outro.

Estás a lavar e a colocar o tónico. Perfeito para os dias em que não te maquilhas mas, e nos outros?
Sem imagem de perfil

De Catarina a 23.06.2015 às 18:34

Só uso blush no inverno. Como há 4 anos que não sei o que é inverno... No Verão não preciso mas se por ventura usar blush e rímel uso umas amostras de Lyslait e Eau Efficace. No próximo inverno estou tramada!
Esses produtos são melhores do que os da Sisley? Explica-me lá isso timtim por timtim sff.
Sem imagem de perfil

De Filipa a 23.06.2015 às 18:47

O desmaquilhante da Sisley, por exemplo, não retira máscara à prova de água. Este tipo de desmaquilhantes -bifásicos- varrem tudo, sempre a eito.

Estás muito bem com o que usas, quando te maquilhares é que talvez não seja suficiente, entendes?
Sem imagem de perfil

De Troll a 23.06.2015 às 20:18

Já percebi. Obrigada ;-) chuack!
(Mais posts destes!)
Sem imagem de perfil

De Catarina a 23.06.2015 às 20:20

Saí anónima.
Sem imagem de perfil

De Catarina a 23.06.2015 às 08:07

Venha o post sobre o Tónico sff!
Imagem de perfil

De Filipa a 24.06.2015 às 12:45

Não me pressionem. Vocês sabem que a pressão torna o artista impotente.
Sem imagem de perfil

De Catarina a 26.06.2015 às 14:55

Está bem... MAS NÃO TE ESQUEÇAS! ;-)

Comentar post


Pág. 1/2






Header gentil e adoravelmente cedido pela

Gaffe