Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Muitos pedidos depois, cá estou eu a dar o meu próprio contributo nisto de tratar da pele.

Em primeiro lugar devem perceber que tipo de pele é a vossa. À disposição tendes a pele normal, a seca, a mista e a oleosa. Noto que o conhecimento de cada uma é o principal problema e motivador de altas dúvidas. Comecemos por aqui.

Pele normal é uma pele que se perde ali por volta do nove, dez anos, que é a altura em que as hormonas surgem do nada e estragam tudo. Nunca, em vinte anos de vida profissional, vi um adulto com pele normal, mas o que é certo é que 80% das mulheres acha que têm pele normal. As outras dizem que a têm seca.

 

A Pele seca fala por si, é uma pele que não consegue produzir hidratação suficiente. Apresenta-se sem vida, com linhas marcadas e vísiveis e sem brilho. Devido ao défice de produção de água aliado à particular necessidade desta, é uma pele que se sente a repuxar e desconfortável. Forte tendência para o envelhecimento precoce.

Pele mista é, tal como o nome indica, uma pele que agrega dois tipos: o excesso de emoliência e a desidratação. Normalmente em forma de escamação ou pele repuxada, a pele mista mostra a falta de hidratação em zonas muito específicas: normalmente nas maçãs do rosto e abas do nariz. Na chamada zona "T" mostra uma excessiva produção lipídica.

Pele oleosa é uma pele extremamente texturizada e resistente, apresenta quadros pontuais de extrema sensibilidade. A sua superficié irregular torna-a baça e a descontrolada produção de sebo, em oposição à de água, torna-a resistente às rugas e linhas de expressão, mas extraordinariamente propensa no que à falta de firmeza concerne. 

Em segundo lugar, o estado da pele. Se vos disser a quantidade de pessoas que chega a mim a jurar que tem pele seca enquanto eu vejo que é oleosa, iam dizer que estava a gozar. O estado implica um processo transitório e nem sempre se verifica.

Estados

Desidratação: a descamação e a sensação de repuxamento não deixam margem para dúvidas e a sensibilidade: estado subjectivo de hiper actividade da pele, e devido também a factores externos, p.e, os cabrõe* dos ares condicionados.

Sabeides que existem peles secas E desidratadas? Oleosas E desidratadas? Secas E sensíveis? Pois é, não é só acharem que têm determinado tipo, esta merda é quase uma ciência.

 

Agora descubram lá qual é a que vos saiu na rifa e esperem pelo próximo post que isto ainda dá trabalho!

 

cenas :


1 comentário

Sem imagem de perfil

De quiescente a 03.06.2015 às 00:28

p-p-p-poças!
tónico, esfoliante, máscaras,...

às vezes, quando acontece tomar banho aqui na quinta, uso aftershave também nas axilas para ir à *madrinha*

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






Header gentil e adoravelmente cedido pela

Gaffe