Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dúvidas Cor de Rosa

Um blog extremamente fofinho e quase sempre zen.

26
Out15

o leitor pergunta, não me resta mais nada senão responder I

Filipa

 

"Senhora professora, uma dúvida:
O que é que é melhor?
Aplicar um creme de merda (como tu dizes, os de supermercado e tal) sempre, todos os dias
ou
Aplicar um creme bom mas bom, só às vezes, tipo 3x por semana?"

 

Pergunta a Luciana e peço desde já desculpa se em alguma altura foi esta a ideia que passei, nunca foi essa a minha intenção. Não me ando aqui a pavonear-me com marcas caras a dizer que elas é que são boas e as outras não prestam, nada disso.

Como já disse em posts mais antigos, tempos houve em que só tinha dinheiro para cremes de supermercado, um da Loreal, nem sequer me lembro da linha nem do nome, e adorava, achava que a minha pele andava fantástica e maravilhosa. Por outro lado, já usei isto:

 

white_caviar_illuminating_moisterizing_cream_95790

 

e odiei, tive que o dar, chegava a meio do dia e podia fritar dúzias de rissóis e rabanadas na testa.

Nunca disse que determinado creme é um creme de merda. O que já disse foi que determinada marca é uma marca de merda -a Clinique, por exemplo. Não porque não tenha lá a sua qualidade, mas porque o seu valor a supera. E muito. 

Outro exemplo que vos deixo. Usei um sérum da Lancôme há uns anos, durante muito tempo. Até ao dia em que cheguei a uma perfumaria para o recomprar e foi-me dito que aquilo afinal não era um sérum, a marca afinal tinha mudado de ideias, pensou melhor e agora aquilo era um creme. Ora merda para isto, uma pessoa anda a ser enganada um porradão de anos, não se faz. Isto é outra marca de merda.

Há é o creme certo para cada tipo de pele, independentemente do preço e/ou marca e é sempre preferível usar um creme, ainda que mais baratinho mas com as características certas para o nosso tipo de pele, TODOS OS DIAS, DE MANHÃ E À NOITE, do que um "bom" e menos vezes. 

Ninguém precisa de comer apenas três vezes por semana, de beber três vezes por semana, de se proteger do sol três vezes por semana, de tomar banho três vezes por semana, de lavar os dentes três vezes por semana. A pele é um órgão, o maior de todos, só que está à mercê de tudo, inclusive de factores internos que conseguem ser tão ou mais agressivos do que os externos. Cabe-nos tratar dela o melhor que podermos e conseguirmos, mais por uma questão de saúde do que propriamente por uma questão de futilidade ou vaidade.

A pele TODOS os dias precisa de ver a sua hidratação retida -desenganem-se: a hidratação vem mesmo da água que bebem. BEBAM!, todos os dias precisa de protecção -o sol passa facturas com efeitos retroactivos e com juros altíssimos, todos os dias precisa de reparação e nutrição, todos os dias a pele precisa do seu filme protector reposto.

Posto isto, ámen aos cremes de supermercado, ámen aos cremes que as vossas carteiras ou as vossas prioridades permitam comprar. 

Entendam que eu é que não vos posso falar de cremes que não conheço. Conheço meia dúzia de marcas porque AS COMPRO e não me importo de as partilhar convosco porque funcionaram COMIGO, e às vezes outras que funcionaram com pessoas que me são próximas, com idades e peles diferentes. Gostava de vos ajudar a encontrar produtos que fossem acessíveis a todas vós mas não me é possível porque eu só sei quais os que funcionam comigo, não sou de fazer grande experiências e sou fiel ao que me agrada.

Respondi à Luciana no post, mas com receio de estar a passar a ideia errada, decidi passar o comentário a post. Estou sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida que vos surja, não quero cá freguesia com dúvidas.

 

(porra, que isto quase que parecia um blog sério)

 

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Para consulta em caso de necessidade

Cenas da Carla

Anita

No sapo também os há

Coisas do existencial

Dos blogues