Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um dia hei-de perceber

por Filipa, em 15.06.16

 

a necessidade dos homossexuais em assumirem que o são.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


29 comentários

Sem imagem de perfil

De Entre os meus dias a 15.06.2016 às 09:36

É bem verdade o que dizes. Se queremos igualdade, se realmente nos estamos nas tintas se se gosta de homens, mulheres ou do Castelo Branco. Porque fazer alarido disso? Acho que a resposta está no facto de ainda não termos chegado a esse patamar de igualdade... Mas não sei. Gosto dos que não assumem nem deixam de assumir, são e pronto.
Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 11:20

Mais nada!


As escolhas são minhas e se eu vivo bem com elas, quero lá saber que exista quem não as aceite!
Sem imagem de perfil

De fã nº2 da Pipinha (ansiosa para ser nº1) a 15.06.2016 às 11:11

No dia que deixarem de ser discriminados, em que não for preciso criarem leis para lhes darem os mesmos direitos que aos restantes cidadãos.
"...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades".
esta sim uma citação DO sociólogo, Boaventura de Sousa Santos.



Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 11:19

Eu cá acho que não precisam de se assumir para fazerem valer um direito que lhes é pertença.
São e ponto. Da mesmo forma que os heterossexuais o são. 
Muito menos quando o fazem para defenderem uma causa ou vincarem uma posição. Só acho que não há necessidade nem compreendo este tipo de atitude que pode até e a algumas pessoas soar a oportunismo.
Sem imagem de perfil

De nina a 15.06.2016 às 11:26

Há quem assuma para defender algo. Há quem não assuma porque não dá jeito ou para não ficar mal na fotografia. 


Toda a gente conhece alguém que é homossexual e no entanto anda com mulheres, talvez porque na nossa sociedade ainda não se vê com bons olhos o  homossexual.  


Já imaginaste um futebolista muito conhecido assumir que gosta de homens?  não! !  esses não o fazem. 


Não têm de o fazer, mas porque andam com mulheres?  
Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 11:36

Mas é isso que não percebo -não tenho de perceber, é um facto, apenas de aceitar.


Porque é que para eu defender algo tenho de me assumir? Não posso defender apenas porque acredito na causa?
Sem imagem de perfil

De nina a 15.06.2016 às 14:07

Penso que as pessoas não têm de assumir. Mas também não têm que esconder que gostam de pessoas do mesmo sexo, só porque se assim não for são criticados. 
Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 14:08

Exactamente.
Temos de viver felizes com as nossas escolhas e sermos respeitados por isso.
Sem imagem de perfil

De nina a 15.06.2016 às 14:18

O problema é que poucos os respeitam.  Eu não me aquece nem arrefece. Conheço alguns inclusive a viver juntos e não acho mal algum. 
Falo para eles e tudo bem, desde que não me incomodem,  nem eles nem ninguém.  Mas há um casal que conheço que tiveram de vender a casa onde viviam para irem para outro lugar. É complicado, ainda há muito quem os goze e não acho isso bem. 
Sem imagem de perfil

De Alex a 15.06.2016 às 11:40

Concordo em absoluto contigo....querem igualdade mas são eles a criar as marchas...as parades..sem necessidade nenhuma...se o são  façam como os outros...comportem-se como tal. Estamos no século  XXI...
Sem imagem de perfil

De Me a 15.06.2016 às 11:56

Não acho que as marchas ou parades tenham a ver com isso. 
Quanto ao se assumirem só acho que faz sentido se o contexto assim fizer sentido.


Acho normal que um tipo diga numa conversa "eu e o meu marido/namorado". Mas tb já tenho mais dificuldades em compreender o assumir vindo do nada. Por um lado compreendo. Creio que seja uma espécie de exorcizar a coisa. Tipo, sim sou homossexual, larguem-me da mão agora.
Mas nesta coisa do "aparecer" e, especialmente, no rescaldo de certos eventos, também tenho dificuldade em compreender. 
Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 11:57

É exactamente isso.
Sem imagem de perfil

De Flor a 15.06.2016 às 12:09

caramba, se tu não tens escutas aqui no buraco! :b falava disso ontem, com uma amiga. entendo que alguns o façam para que outros, em condições difíceis, ganhem a coragem de ser/viver aquilo que gostam e são. 
seria bom que tal não fosse necessário, porque também me faz alguma comichão essa coisa do "orgulho" gay. igualdade não é sermos menos, mas também é não sermos mais. detesto essa expressão.


mas, sim, concordo com a idade base da tua observação, dá-se demasiada ênfase à questão da tendência sexual (o lobby é enorme). algo que deveria fazer parte da nossa intimidade e - sempre - respeitado enquanto tal.
Sem imagem de perfil

De Flor a 15.06.2016 às 12:18

idade?!? aiiiiiiiiiii, culpa do Pêgo e dos "meninos"!!!




*ideia
Sem imagem de perfil

De DuvCertezas a 15.06.2016 às 12:11

Num mundo mais evoluído não será necessário, mas ainda estamos muitooooooo longe de tal acontecer e julgo que quando as figuras públicas o fazem, os anónimos sentem-se menos sozinhos e, quem sabe, cada vez menos alvos de preconceitos idiotas.
Sem imagem de perfil

De Isa a 15.06.2016 às 12:22

Bom, como já conversei com a Filipa, acredito que tenha sido no rescaldo de um acontecimento, em defesa das barbaridades que se leram a respeito e em apoio ao mesmo. 
O facto de ser figura pública tem o seu peso em termos de opinião. Não precisava  necessariamente  de  se assumir  para apoiar publicamente os gays, é certo. Mas por outro lado, se não o fizesse e sendo-o,podia era acontecer  que aparecesse aquele alguém que soubesse, e lhe mandasse com isso, publicamente. Assim, pode ser que tenha optado por faze-lo ele, pra não dar espaço a essas atitudes.
Sem imagem de perfil

De maria silva a 15.06.2016 às 13:04

já se tinha assumido anteriormente num programa de tv, não foi apenas agora...
Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 13:09

Desconhecia e continua a não ter a mínima importância o facto de o ser.
Apenas achei desnecessário. O texto era igualmente fantástico e revelador da sua posição caso optasse por não se assumir.
Imagem de perfil

De ana a 15.06.2016 às 13:00

Espera um bocadinho que já cá venho...
Sem imagem de perfil

De Dinona a 15.06.2016 às 14:00

É verdade! Eu gosto de pau e não ando aí a gritar ao mundo que ADORO PAUUUUUUU. Ou que ponho um foto de perfil de face a dizer "Je suis pau lover" ploamordedeus.
Cada um leva onde quer e eu sou a fazer disso. Sejam mas é felizes e não me chatem!
Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 14:01

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!


O que eu gosto desta miúda, pá!!!


Dinona mai linda, é isso mesmo, pá.
Sem imagem de perfil

De Troll a 15.06.2016 às 14:59

"je suis pau lover" é muito bom! esta ganha o cartaz da semana!
Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 15:01

AHAHAHAHAHAHAHAHHAHAA!
Sem imagem de perfil

De Isabel Vasconcelos a 15.06.2016 às 14:40

Teria de passar por isso para perceber, acho eu. Para eles será uma catarse, uma vez que sendo homossexuais e não se assumindo, sentem que vivem numa mentira, principalmente consigo próprios. E isso nunca é bom, certo?
Imagem de perfil

De Filipa a 15.06.2016 às 14:45

Eu nao tenho de passar pelas coisas para as defender. 
Os gays têm de se assumir perante os outros para sentirem que vivem uma realidade factual? Isto não me faz muito sentido, a sério que não. A minha felicidade e aceitação não depende da dos outros. Eu aceito-me e isso basta-me.




(isto parecia um excerto de um vídeo do Gustavo Santos, credo!!!)




Sem imagem de perfil

De Isabel Vasconcelos a 16.06.2016 às 10:59

Claro que não tem de passar pelas coisas e/ou situações para as defender. Mas por mto pouco sentido que isso lhe faça, efetivamente os gays sentem essa necessidade de "sair do armário", de assumirem aquilo que são. A minha felicidade e aceitação tb não depende da dos outros (era o que faltava!), mas aprendi a me colocar na pele dos outros, é um exercício...

Comentar post


Pág. 1/2






Header gentil e adoravelmente cedido pela

Gaffe