Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ainda o Cláudio Ramos

por Filipa, em 10.12.15

 

Não percebo porque ninguém dá os parabéns nem palmadinhas nas costas, aos heterossexuais que confessam ser heterossexuais.

 


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Troll a 10.12.2015 às 15:08

Talvez porque não são vitimas de qualquer tipo de discriminação ao fazê-lo.
Assim como não existe uma necessidade dessa "confissão" visto vivermos numa sociedade heteronormativa.
Sem imagem de perfil

De me a 10.12.2015 às 17:29

É verdade. Mas se nunca pararmos de dar este tipo de protagonismo a estas notícias, nunca mais conseguimos chegar a um tratamento igual ou a uma diminuição da descriminação.
Diria que o ponto óptimo será a naturalidade em ambas as circunstâncias, não?
Imagem de perfil

De Filipa a 10.12.2015 às 17:32

Alguém que compreende o post.
Cá beijinho.
Sem imagem de perfil

De Troll a 10.12.2015 às 18:15

Eu gostava de concordar, mas acho que ainda não chegámos a esse ponto.
Sou a autora do comentário anterior.
Sou lésbica e preciso afirmá-lo, nem que seja em certas contextos, em situações do dia a dia.
E a discriminação ainda é tanta...
Imagem de perfil

De Filipa a 10.12.2015 às 18:17

Precisas afirmá-lo?
Ó diabo...

Queres desenvolver? É que, assim de repente, não estou a ver em que situação é que uma pessoa precise de afirmar a sua orientação sexual, essa coisa tão íntima, tão privada...
Sem imagem de perfil

De me a 10.12.2015 às 22:00

Consigo imaginar algumas situações. Em que fales da tua parceira por exemplo (se a tiver).
Acontece-me mtas vezes falar no gajo cá de casa em conversas com alguns colegas, imagino que lhe possa acontecer o mesmo.
Imagem de perfil

De Filipa a 10.12.2015 às 23:21

Me, uma coisa é falarmos do nosso parceiro outra coisa é afirmarmos a nossa sexualidade, vamos lá a separar as águas. E eu, por muito que pense, não percebo em que situação é que é necessário fazê-lo.
Se o que está em causa é a igualdade, eu como heterossexual não o faço. Em altura alguma preciso de me afirmar como tal simplesmente porque não me faz sentido.
Daí ter pedido desenvolvimentos.
Se tu consegues imaginar cenários, por favor, explica-me quais que estou mesmo às escuras.
Sem imagem de perfil

De me a 10.12.2015 às 23:46

Sim Filipa, são coisas diferentes. Mas repara, se te chamas Filipa e o teu parceiro se chama Ana, ao falares nele estás a "expor" a tua sexualidade, certo?
Imagina no trabalho, por exemplo, para efeitos de benefício de seguro de saúde, tens de identificar a pessoa...logo acabas por dar a conhecer a tua tendência sexual. Atenção, não sei se era a este tipo de situações que ela se referia. Apenas me lembrei destes casos e assumi que se estivesse a considerar como assumir/afirmar.
Imagem de perfil

De Filipa a 10.12.2015 às 23:54

E então?
Sendo heterossexual a coisa funciona exactamente da mesma forma. Os dados são confidenciais, não vejo aí nada de transcendente.
Não é mesmo má vontade, não pensem. Simplesmente não consigo alcançar.
Sem imagem de perfil

De me a 11.12.2015 às 01:04

Oh mulher tu não me batas.
A moça disse que havia situações em q tinha necessidade de se assumir (para indicar que sofre descriminação). Tu disseste q n vias em q contexto isso pudesse acontecer.
Ora bem (e posso ser eu q estou a assumir mal) mas, e precisamente pq defendo a naturalidade da situação, imagina q tens um evento de natal extensível à familia (sim, há empresas onde isso acontece). Naturalmente, ela ira acompanhada de outra mulher, logo, "assumia-se" aos olhos de terceiros. Não sei seriam situações nesta linha ou não. Mas lá está, assumindo um comportamento "normal" tal como um heterossexual, acho normal q uma lésbica ou um homossexual fale do seu companheiro no trabalho, com alguns colegas. Já n acho normal q haja descriminação em relação a isso, mas infelizmente tb n estranho q haja.
Creio q era a isso (descriminação) q ela se referia.
Divergimos no entanto na opinião de q falar nisso, claudio ramos style (media style), ajude a diminuir essa discriminação. Eu n acho q ajude, pelo contrário.
Mas compreendo a tua dúvida (a palavra "preciso" é dúbia, de facto. Posso ter sido eu a fazer a leitura errada.
Imagem de perfil

De Filipa a 11.12.2015 às 10:45

Justamente porque o "preciso" pressupõe necessidade.
O casamento não é legal? Então, quando os homossexuais começarem a encarar a coisa com naturalidade, talvez o mundo também comece.
Eu tenho uma colega casada com uma mulher e, além das risadas que a coisa provoca muito por causa dos disparates que digo, ninguém estranha, ninguém questiona e tenho a certeza de que ela não sente que precisa de se assumir. É natural.
Sem imagem de perfil

De me a 11.12.2015 às 10:50

Sim mulher! Estamos mais do q de acordo nesse ponto. Eu não partilho é da opinião da troll. Concordo com a tua, como disse inicialmente. Acho q temos de olhar para essas situações de forma natural, até pq o são!
E enquanto se continuar a dar destaque a noticiazitas destas acho q nunca vamos acabar com o estigma.
Imagem de perfil

De Filipa a 11.12.2015 às 10:56

Então porque havia de te bater?
Raio das mulheres em tpm, pá! :)))
Sem imagem de perfil

De Ana a 11.12.2015 às 00:08

Mas falar do parceiro pode deixar explícita a orientação sexual. Se um homem falar no seu marido ou no seu companheiro, a sua orientação sexual fica afirmada, ou pelo menos fica presumida. E será aí, na rotina diária de cada um, que a discriminação é sentida e sofrida, porque está protegida pelo anonimato. Sinto sempre as manifestações públicas de solidariedade como uma tentativa de descolamento do preconceito.
Sem imagem de perfil

De me a 10.12.2015 às 21:58

Eu compreendo. Bem sei que a nossa sociedade está a anos de luz de aceitar a homossexualidade com a mesma naturalidade que aceitamos a heterossexualidade.
Mas continuo a achar que fazer capaz nas revistas e jornais com aquele tipo de conteúdo não ajuda em nada, muito pelo contrário.
Não estou a dizer que não se fale no tema, atenção. Mas não para noticias daquelas e muito menos noticiadas naqueles moldes.

Comentar post






Header gentil e adoravelmente cedido pela

Gaffe