Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Muitos pedidos depois, cá estou eu a dar o meu próprio contributo nisto de tratar da pele.

Em primeiro lugar devem perceber que tipo de pele é a vossa. À disposição tendes a pele normal, a seca, a mista e a oleosa. Noto que o conhecimento de cada uma é o principal problema e motivador de altas dúvidas. Comecemos por aqui.

Pele normal é uma pele que se perde ali por volta do nove, dez anos, que é a altura em que as hormonas surgem do nada e estragam tudo. Nunca, em vinte anos de vida profissional, vi um adulto com pele normal, mas o que é certo é que 80% das mulheres acha que têm pele normal. As outras dizem que a têm seca.

 

A Pele seca fala por si, é uma pele que não consegue produzir hidratação suficiente. Apresenta-se sem vida, com linhas marcadas e vísiveis e sem brilho. Devido ao défice de produção de água aliado à particular necessidade desta, é uma pele que se sente a repuxar e desconfortável. Forte tendência para o envelhecimento precoce.

Pele mista é, tal como o nome indica, uma pele que agrega dois tipos: o excesso de emoliência e a desidratação. Normalmente em forma de escamação ou pele repuxada, a pele mista mostra a falta de hidratação em zonas muito específicas: normalmente nas maçãs do rosto e abas do nariz. Na chamada zona "T" mostra uma excessiva produção lipídica.

Pele oleosa é uma pele extremamente texturizada e resistente, apresenta quadros pontuais de extrema sensibilidade. A sua superficié irregular torna-a baça e a descontrolada produção de sebo, em oposição à de água, torna-a resistente às rugas e linhas de expressão, mas extraordinariamente propensa no que à falta de firmeza concerne. 

Em segundo lugar, o estado da pele. Se vos disser a quantidade de pessoas que chega a mim a jurar que tem pele seca enquanto eu vejo que é oleosa, iam dizer que estava a gozar. O estado implica um processo transitório e nem sempre se verifica.

Estados

Desidratação: a descamação e a sensação de repuxamento não deixam margem para dúvidas e a sensibilidade: estado subjectivo de hiper actividade da pele, e devido também a factores externos, p.e, os cabrõe* dos ares condicionados.

Sabeides que existem peles secas E desidratadas? Oleosas E desidratadas? Secas E sensíveis? Pois é, não é só acharem que têm determinado tipo, esta merda é quase uma ciência.

 

Agora descubram lá qual é a que vos saiu na rifa e esperem pelo próximo post que isto ainda dá trabalho!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

cenas :


56 comentários

Sem imagem de perfil

De Clara a 02.06.2015 às 14:27

Filipa, não se ofenda com a pergunta (isto de não conhecer as pessoas, não ver expressões e etc por vezes engana).
É dermatologista? Já anteriormente pensei que talvez fosse.
Imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 14:31

Ofender, porquê, Clara? É tudo uma questão de forma, neste caso da forma de colocar as questões.
Por acaso, no final desta série de posts (tem de ser assim que isto é assunto longo e chato) ia falar justamente nisso.
Falo-lhe já aqui, uma vez que tem interesse em sabê-lo.
Não, não sou dermatologista. Tenho formação em cosmetologia e trabalho na área há praticamente vinte anos.
Sem imagem de perfil

De Cusca a 02.06.2015 às 15:15

E para as peles desidratadas e sensíveis que tipo de creme aconselha :\ já usei de farmácia, de supermercado, de catálogo, nada é suficiente por vezes tenho de colocar duas vezes creme no rosto porque minutos depois de colocar a primeira vez, sinto-a seca de novo :\
Imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 15:17

Essa é A questão.

Não sei se com o continuar desta série de posts aconselhe marcas ou não. É que o que funciona no meu caso, não é obrigatório que use no seu.

Ainda não sei como vou dar a volta à questão, tenho para aqui um berbicacho.

Qual é o seu tipo de pele, Cusca?
Sem imagem de perfil

De Clara a 02.06.2015 às 17:01

Obrigada pela resposta, Filipa.
Seguirei a série de posts
Sem imagem de perfil

De Mirone a 02.06.2015 às 15:03

Vou fazer-te uma pergunta que pode ser disparatada, mas garanto-te que é mesmo sincera.
Há algum "teste" (como os de gravidez, ou uma fitinha que muda de cor, qualquer coisa) para sabermos qual é o nosso tipo de pele ao certo?
Eu penso que tenho a pele seca, não é que a sinta a repuxar muito, noto que é ligeiramente áspera e não tem brilho, nunca tive acne, nem na adolescência, mas depois fico sem saber se não será só desidratada (uma vez uma menina na perfumaria disse que a minha pele era só desidratada). Ponho creme específico para o dia e para a noite, quando limpo a pele, mas não tenho muito mais cuidados. Quando vou à perfumaria vou maquilhada, normalmente ao fim do dia (ar condicionado + maquilhagem "gasta" + poluição + transpiração, etc) e fico sempre com a sensação de que assim não dá para ver o verdadeiro tipo da minha pele. Achas que vá de manhã, de cara lavada? Com ou sem creme? É que se for com creme fico com a ideia de estar a "mascarar" o problema.
Imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 15:15

Sim, claro que há. Na esfera fora da medicina, tens máquinas de avaliação de pele e cabelo cuja avaliação é feita por profissionais da coisa.

Exfoliação, fazes? E máscaras? Se não a sentes a repuxar nem a escamar, então não tens pele seca.

É indiferente ires com ou sem creme. É importante não ires maquilhada, de resto, sem problema. Mesmo com creme fica tudo visível ;)
Sem imagem de perfil

De Mirone a 02.06.2015 às 15:35

Esfoliação não faço muito, confesso, devia fazer 2-3 vezes por semana e faço 2-3 vezes por mês.
Sou muito básica nas minhas rotinas, de manhã hidrato, à noite limpo e hidrato outra vez. Às vezes ao FDS faço máscara.
Eu sei que se esfoliar e fizer máscaras e puser mil e um cremes e séruns a pele fica decente, mas o que eu queria mesmo era um creme de dia, um para limpeza e outro de noite, que me deixasse com cara de photoshop. Na verdade o meu problema mesmo é o photoshop. Uma pessoa vê as fotografias nas revistas e esquece-se que aquilo são imagens tratadas... se calha cruzar-se com a modelo ao vivo quase tem um ataque cardíaco.
Imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 15:36

Exfoliação duas a três vezes por semana?! Nããããããããão!!

E no meio disso tudo, onde fica o tónico?
Sem imagem de perfil

De Mirone a 02.06.2015 às 15:38

Depois de limpar, à noite? Também é para pôr de manhã?
Imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 15:38

Pois claro que sim!
E depois do exfoliante.
E depois das máscaras.
Sempre que colocares água no rosto.
Sem imagem de perfil

De Mirone a 02.06.2015 às 15:40

Por falar em limpar, de manhã é preciso algum cuidado especial? Eu lavo a cara no duche e depois ponho o creme de dia. Devia limpar os "residuos" da noite com algum produto especial?
Sem imagem de perfil

De Mirone a 02.06.2015 às 15:41

ah, pois, tónico assim com frequência, não uso...
Imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 15:43

lavas o rosto com produto específico, certo? ´Tão, depois tónico e depois o creme (uma vez que não queres sérum).

E nos olhos?

Se tiveres maquilhagem, um desmaquilhante, caso contrário, o mesmo produto que usaste de manhã.
E o tónico
;)
Sem imagem de perfil

De Mirone a 02.06.2015 às 16:34

'Brigades!
Sem imagem de perfil

De Troll a 02.06.2015 às 22:13

Biometria cutânea, disponível em muitas farmácias :)
Sem imagem de perfil

De Mirone a 02.06.2015 às 22:33

Vou ver se há em alguma perto de mim. Obrigada.
Sem imagem de perfil

De Milf2 a 02.06.2015 às 17:33

Devo ser a única mulher no mundo que não tem cuidados nenhuns com a pele :(
Tenho pele normal acho e a única coisa que faço é no banho após retirar o gel, passo óleo no corpo e mais uma chuveirada, limpo.me ainda assim meia "gordurosa". E uso um creme de rosto ás vezes, quando me lembro :P
Sem imagem de perfil

De Catarina a 05.06.2015 às 16:40

Já somos duas :) mas também é custome sentir-me um bicho do mato nestas conversas...
Sem imagem de perfil

De Luciana a 02.06.2015 às 17:33

Conclusão? Sou uma vergonha.
Não sei o meu tipo de pele, só ponho creme (um qualquer) de manhã e não me maquilho, não esfolio, não uso tónico...
Tenho cura Dra. Filipa?
:)
Sem imagem de perfil

De oui a 02.06.2015 às 18:46

Ando desde que sou pessoa a tentar saber qual é o meu tipo de pele. Atiro-lhe com óleo de côco todas as noites e está feito. Protector solar durante o dia e benzo-me para que não me arrependa de nada aos quarenta (em diante).
Imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 19:03

Óleo de coco?!
Sem imagem de perfil

De Gabi a 02.06.2015 às 21:07

Olá Filipa, vou aproveitar para perguntar se ando a fazer o correcto. A minha pele é oleosa, tive acne aos 19 anos e fiquei com algumas marcas (a juntar às marcas da varicela de quando tive em miúda). A minha pele marca imenso desidrata imenso e tenho todos os cuidados possíveis e imaginários antes e após maquilhagem.vagora estou a usar uma espuma da Guerlain para lavar o rosto ( manhã e noite), uso água micelar tipo "pré-lavagem", e antes de me maquilhar e de por o hidratante ponho coloco uma loção da Guerlain (lotion repulpante). Quando me lembro faço ao fim de semana uma máscara hidratante da Clarins. A minha pele não brilha de oleosidade nem escama com o frio (quando cuido como devo), mas não é nada de mais com estes cuidados todos que tenho.
Sou muito branca e qualquer imperfeição é visível (fica rosada) e só consigo desfarçar pondo maquilhagem (o que faço diariamente) mas adorava não ter de por base todos os dias (a base é também Guerlain).

Peço desculpa pelo comentário gigante mas sinto-me um pouco frustrada porque não sou desleixada e até tenho cuidado nos produtos que compro.
Sem imagem de perfil

De Filpa a 02.06.2015 às 23:24

Gabi, fiquei sem perceber se usa tudo da mesma marca ou se vai usando coisas de várias.
Sem imagem de perfil

De Gabi a 03.06.2015 às 00:12

Já usei Shiseido e Chanel (gosto do tónico confort mas o gel de limpeza secou-me demasiado a pele). Agora decidi experimentar Guerlain (há cerca de dois meses) já que gosto imenso da maquilhagem da marca. Sempre que peço aconselhamento nas perfumarias dizem que com o que ando a fazer devia ter a pele com melhor aspecto e menos sensível/desidratada.
Ah e agora comecei a ficar com as pálpebras vermelhas com os capilares salientes. Tenho 25 anos e sei que devia começar a preocupar-me com o contorno dos olhos mas não consigo identificar um produto que seja apropriado para o meu tipo de pele.
Sem imagem de perfil

De Nádia Correia a 02.06.2015 às 22:15

Olá Filipa,
Gostava muito muito muito (mas mesmo muito porra!) que me sugerisse um protector solar de rosto para o dia à dia que fosse indicado para peles oleosas e que não tresandasse a cheiro de protector solar... começo a desconfiar que isso não existe :/
Quanto a cuidados de rosto, devo referir que eu tinha à anos uma pele numa desgraça. Eu limpava religiosamente e hidratava mas não havia maneira de me livrar das maleitas. Era acne, marcas de acne, rosácea, sensibilidade, desidratação (a tal escamação nas maçãs do rosto) e com um aspecto baço. Comecei a usar uma marca que me foi sugerida, cara, muito cara, mas em poucos meses obtive excelentes resultados. E com o apoio de uma menina que, como a filipa, tem formação em cosmetologia, que me orientou no sentido de perceber o que é que a minha pele precisava, devo dizer que hoje a minha pele nem parece a mesma. Só tenho pena de ganhar pouco porque ao invés de ter 5/6 produtos da marca, tinha uns 20 se pudesse :)
Sem imagem de perfil

De LPR a 02.06.2015 às 22:29

E pode partilhar que marca é essa? Tb tenho problemas de acne, que não sendo hiper grave, não desaparece por nada. E já passei dos 30 :(
Sem imagem de perfil

De Nádia Correia a 02.06.2015 às 23:10

Cara LPR,
Tb eu já passei dos 30 :) mas o acne acompanhou-me sempre... bem, pelo menos até à uns anos que agora aparece uma borbulha de meses a meses. A marca que estou a usar é a Sisley. Experimentei Vichy, Garnier, Lancôme, Shiseido, Clinique, entre tantas, tantas outras, foram anos e anos à procura de soluções para o rosto (até uma dermatologista recorri). O problema da Sisley, é ser de facto muito cara, mas eu continuo a usar, porque a minha pele hoje é saudável e bonita. Agora a minha luta é encontrar um protector solar de rosto sem cheiros e que seja adequada a pele oleosa.
Sem imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 23:22

:))))

Nádia, na Sisley tem isto:

http://www.sisley-paris.com/pt-PT/all-day-all-year-2.html

Sem imagem de perfil

De Nádia Correia a 02.06.2015 às 23:31

Querida Filipa
Por acaso já experimentei através de amostras e não gostei, em menos de 2 horas fico com a pele com aquele brilho nojento (não me ocorre outro adjectivo) e tem um preço proibitivo :/ (a maioria dos produtos que uso da Sisley são metade ou um terço desse valor)
Estou a usar um da Uriage que não é mau, mas ainda tenho a esperança de encontrar O protector de rosto solar ideal :)
Sem imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 23:35

Lá está, é daqueles casos em que um produto que funciona comigo, pode nã funcionar com outras.
Uso-o sempre e adoro. Ah!, tenho pele oleosa.

Deixe-me pesquisar um pouco.
Sem imagem de perfil

De Nádia Correia a 02.06.2015 às 23:49

Pois é Filipa, cada caso é um caso, como tu saberás melhor que eu.
Para teres a noção do quanto eu tenho uma pele oleosa, agora felizmente controlada, usei durante 2 anos o complexo de resinas de manhã e à noite, e só de à 1 ano para cá é que senti necessidade de usar algo mais "rico" à noite e agora uso de manhã o complexo de resinas e à noite o Sisleyouth.
Sem imagem de perfil

De Filipa a 02.06.2015 às 23:54

Sisleyouth é um hidratante para pele jovens e pouco mais que, devido ao baixo valor, visa a entrada de novas clientes na marca.

Se tem confiança com a profissional, peça umas amostras do Detox (que é para a noite e de utilização solitária). No final de um mês de tratamento, e se conseguir também uma amostra de global perfect pore minimizer, passa-o para a noite.

Depois diga o que achou.
Sem imagem de perfil

De Nádia Correia a 03.06.2015 às 00:02

Fiz o d-tox o ano passado no outono. Vou começar dentro de uma semana uma nova cura. Devo dizer que resisti, por causa do preço, mas a representante da marca deu-me umas amostras e ao final de uma semana notei a pela mais clara, mais fresca e comprei o tratamento. Uma maravilha caraças!
O sérum que uso é o emulsion ecologique, mas tenho umas amostras global perfect pore minimizer. Nunca o usei de noite, mas já o usei por debaixo da maquilhagem (nem sempre uso maquilhagem), porque dá a sensação da pele ficar lisinha e melhor preparada para receber maquilhagem mas vou experimentar de noite sim :)
Sem imagem de perfil

De Filipa a 03.06.2015 às 00:08

Emulsion ecologique é assim a cereja das cerejas no topo do bolo mais apetitoso. Só que não é sérum. Uso-o no meu João e o meu marido anda sempre atrás dele, tenho de o esconder :)

Ele é sobretudo um equilibrante e ajuda a tirar mais proveito dos produtos seguintes. Hidratante e protector, excelente cocktail de complexos de extractos de plantas que repõe as perdas naturais da pele.

A minha pele aguenta-o sozinho na perfeição, mas devido à minha idade (snif, snif) não convém fazê-lo.
Sem imagem de perfil

De Nádia Correia a 03.06.2015 às 00:20

Eu estava convencida que era um sérum :) e já o uso à mt tempo, sempre antes do complexo de resinas e à noite tb.

Ah... vivo na Madeira, de maneira que só estou com a representante da Sisley 3 vezes por ano, mas já sei a quem recorrer quando precisar de ajuda ;)
Sem imagem de perfil

De Sara a 03.06.2015 às 12:10

ola Filipa, Leio-a há muito tempo mas esta é a primeira vez que comento. Eu tenho 39 anos e pele oleosa, não uso maquilhagem. comecei há pouco tempo a usar o emulsion ecologique, mas só uso este, não ponho mais nada por cima, devia usar mais alguma coisa pela idade? Falou a mirone mais acima do tônico, recomenda algum da Sisley? Desculpe aproveitar para pedinchar conselhos grátis mas como se percebe que percebe e abriu a porta...
Imagem de perfil

De Filipa a 03.06.2015 às 12:19

Sara, sem problema :)

Tem este http://www.sisley-paris.com/pt-PT/lotion-aux-resines-tropicales.html que é o que uso.
Lembre-se que de cada vez que limpar o rosto, tem de usar, obrigatoriamente o tónico. É ele que vai repor o filme protector que a pele perdeu com a limpeza.

Neste momento, depois de limpar e de manhã, coloco a emulsion ecologuique, o sérum de firmeza e o que falei lá mais acima:
http://www.sisley-paris.com/pt-PT/skincare/global-perfect.html

À noite faço o detox sozinho, que é um tratamento de 30 dias, com vista à desintoxicação cutânea. Quando não, repito à noite o que coloco de manhã.

Resumindo, pode sim colocar um sérum de manhã e a emulsão à noite, mas desaconselho usá-la sozinha.
Sem imagem de perfil

De Sara a 03.06.2015 às 22:01

Obrigada!
Sem imagem de perfil

De Me a 04.06.2015 às 00:31

Opa o meu comentário n ficou, q maçada.
Eu sou mto básica, tende paciência cmg sff :)
Então o lotion aux resines é o tônico, certo?!?
E depois o global perfect é o q usas como hidratante? E serum? Dá p dispensar?
E esse emulsion ecologique, metes qd? E p os olhos?
Aí jasus... :)
Imagem de perfil

De margarida a 02.06.2015 às 23:57

Se aqui fosse falar da minha pele não tinha caracteres suficientes, e até choravas só de ouvir! Os dermatologistas dão-lhe nomes giros e compridos, eu acho que é só parva e altamente incómoda!
Imagem de perfil

De Filipa a 03.06.2015 às 15:04

Lixa de água. Duas vezes por dia.
De nada.
:DDDDDDDDDDDDDd
Sem imagem de perfil

De quiescente a 03.06.2015 às 00:28

p-p-p-poças!
tónico, esfoliante, máscaras,...

às vezes, quando acontece tomar banho aqui na quinta, uso aftershave também nas axilas para ir à *madrinha*
Imagem de perfil

De Filipa a 03.06.2015 às 15:07

ahahahahahahaha
à madrinha?...
Sem imagem de perfil

De Me a 03.06.2015 às 13:58

Oh diacho! Isto q leio p aqui é de uma logística...então e o q pode uma pessoa, de pele mista, fazer, sabendo q tem um baby com 1 ano e q as suas manhãs reservam mto pouco tempo p dedicar à sua pele?
Agradecida :)
Imagem de perfil

De Filipa a 03.06.2015 às 15:07

Me, tudo o que eu faço e também tenho disso e a dobrar. São cinco minutos que gasto e em modo automático. Demoro mais a escovar os dentes, bem mais :)

Todos os tipos de pele devem:

(se estiverem maquilhadas, desmaquilham primeiro)
lavar ou limpar;
Tonificar;
Creme de olhos;
Sérum;
Creme dia/noite.

Não custa nada :)
Sem imagem de perfil

De Mirone a 03.06.2015 às 16:15

Era isto que eu queria saber, curto e grosso, limpar, tónico, olhos, sérum e creme. Obrigada pela síntese.

(Eu só usava o tónico à noite. De manhã, pensava que o banho era suficiente, podia passar-se logo para os cremes, sem necessidade de outra limpeza ou tónico.)
Imagem de perfil

De Filipa a 04.06.2015 às 11:01

Ah, pá! Podias ter dito!
Parva :)
Sem imagem de perfil

De Me a 03.06.2015 às 18:37

Gracias. Vou acreditar q tb vou conseguir despachar isso de manhã num instante (acredito q tb seja uma questao de prática).
E já agora, e n querendo abusar mto, recomendas os produtos da sisley q falas mais acima, é isso?

E isso vende-se onde? Perfumarias? Farmácias?
Ah, e eu, desde a gravidez, acho q um bocadito antes até, ganhei uma manchitas na cara (na testa, mais exactamente) Recomendas esse tal de Detox p isso tb?

Comentar post


Pág. 1/2






Header gentil e adoravelmente cedido pela

Gaffe